Fraternidade Espírita Ramatis
Estamos sozinhos no Universo? A pluralidade dos mundos segundo O Livro dos Espíritos
Espiritismo · 21 de setembro de 2026

A Terra seria o único mundo com vida?
Olhe para o céu numa noite estrelada.
Mesmo sem conhecer astronomia, é difícil não sentir alguma coisa diante daquela imensidão.
Quantos mundos existem?
Quantas possibilidades?
E então surge uma pergunta que acompanha a humanidade há muito tempo:
Estamos sozinhos no Universo?
Allan Kardec apresenta essa questão diretamente em O Livro dos Espíritos.
Na questão 55, pergunta:
“São habitados todos os globos que se movem no espaço?”
A resposta dada na obra é afirmativa.
E acrescenta uma crítica muito clara ao orgulho humano: seria vaidade imaginar que apenas este pequeno planeta possuiria o privilégio de abrigar seres racionais.
Aqui começa o princípio espírita da:
pluralidade dos mundos habitados.
O Universo não teria sido criado apenas para nós
O comentário de Kardec depois da questão 55 desenvolve esse raciocínio.
Se existem inúmeros mundos, por que imaginar que todos eles existiriam apenas para serem observados pelos habitantes da Terra?
Dentro da visão apresentada pela Doutrina Espírita, os mundos possuem finalidade na grande ordem da Criação.
A Terra não ocupa, portanto, uma posição de privilégio absoluto.
Essa ideia produz uma mudança profunda de perspectiva.
Durante muito tempo, o ser humano imaginou-se no centro de tudo.
Depois descobriu que a Terra não ocupa o centro do Sistema Solar.
Que o Sol é apenas uma entre incontáveis estrelas.
E, diante da imensidão, nossa posição parece cada vez mais modesta.
O Espiritismo acrescenta uma consequência espiritual:
também não seríamos os únicos seres racionais da Criação.
Mas todos esses mundos seriam iguais à Terra?
Kardec faz exatamente essa pergunta na questão 56.
A constituição física dos diferentes mundos seria a mesma?
A resposta é:
não.
E então chegamos a uma ideia muito interessante.
Se os mundos podem possuir condições físicas diferentes, talvez não devamos imaginar a vida fora da Terra simplesmente copiando a vida terrestre.
Os seres seriam adaptados aos seus mundos
Na questão 57, Kardec pergunta:
Se os mundos possuem constituições diferentes, os seres que os habitam também possuiriam organizações diferentes?
A resposta afirma que sim.
E utiliza uma comparação simples:
na Terra, os peixes estão adaptados à água e as aves ao ar.
Ou seja, dentro da lógica apresentada pela obra, a vida se adapta às condições próprias do ambiente onde se desenvolve.
Essa reflexão nos ajuda a evitar uma imagem muito limitada.
Quando pensamos em habitantes de outros mundos, tendemos a imaginá-los:
respirando como nós;
possuindo corpos semelhantes aos nossos;
vivendo sob as mesmas temperaturas;
necessitando exatamente dos mesmos elementos.
Mas Kardec já propõe outra possibilidade:
condições diferentes poderiam corresponder a formas diferentes de existência.
E os mundos distantes do Sol?
Na questão 58, Kardec pergunta como mundos muito afastados do Sol poderiam receber luz e calor.
A resposta fala de outras possibilidades e menciona inclusive a eletricidade como elemento que poderia exercer funções diferentes daquelas conhecidas na Terra naquele período.
Aqui precisamos manter uma atenção importante.
Estamos lendo uma obra publicada no século XIX.
Não devemos transformar essa resposta numa descrição científica atual da física de outros planetas.
O princípio doutrinário do trecho é mais amplo:
não devemos presumir que todas as condições de vida do Universo precisem reproduzir exatamente as condições terrestres.
As explicações físicas específicas devem ser entendidas dentro do contexto histórico da obra.
Doutrina espírita e investigação científica não são a mesma coisa
Esse cuidado é fundamental.
Quando apresentamos a pluralidade dos mundos habitados, estamos dizendo:
isto é um ensinamento da Doutrina Espírita.
Não devemos apresentar esse ensinamento como se fosse, por si só, uma conclusão obtida pela ciência experimental.
São campos diferentes.
E o próprio Kardec oferece uma orientação extremamente importante em O Livro dos Médiuns.
Ao tratar de descrições de outros mundos, ele recomenda prudência e afirma que questões sobre sua constituição física e seus elementos astronômicos pertencem ao campo da pesquisa científica.
Ou seja:
não deveríamos substituir investigação por revelações mediúnicas.
Esse ensinamento é muito atual.
Nem toda descrição espiritual sobre outros planetas deve ser aceita automaticamente
Esse ponto merece atenção especial.
Ao longo da história do movimento espiritualista, surgiram muitas mensagens descrevendo:
planetas;
civilizações;
seres;
tecnologias;
paisagens;
formas de vida.
Mas Kardec, em O Livro dos Médiuns, alerta que Espíritos podem falar segundo suas próprias ideias e conhecimentos.
Alguns podem estar enganados.
Outros podem utilizar a imaginação.
Por isso, quanto às características físicas e geológicas de outros mundos, Kardec recomenda muito mais cautela.
Isso nos ensina algo fundamental:
acreditar na vida espiritual não significa acreditar em qualquer relato espiritual.
Discernimento também faz parte da fé raciocinada.
“Há muitas moradas na casa de meu Pai”
A ideia da pluralidade dos mundos aparece novamente em O Evangelho segundo o Espiritismo.
No capítulo III, Kardec parte das palavras de Jesus:
“Há muitas moradas na casa de meu Pai.”
Na interpretação espírita apresentada ali, a casa do Pai é o Universo, e as diferentes moradas correspondem também aos diversos mundos.
Mas Kardec vai além.
Ele afirma que esses mundos não seriam todos iguais em condição moral.
Haveria mundos em diferentes estágios de desenvolvimento.
Alguns mais atrasados.
Outros semelhantes à Terra.
Outros mais adiantados.
Assim, a diversidade não seria apenas física.
Seria também espiritual e moral.
A Terra seria apenas uma escola entre muitas
Essa ideia modifica completamente nossa visão da existência.
A Terra deixa de representar o palco único de toda a jornada espiritual.
Passa a ser uma das muitas moradas possíveis dentro da Criação.
Em O Evangelho segundo o Espiritismo, Kardec apresenta os mundos como diferentes estações de aprendizado, adequadas ao desenvolvimento dos Espíritos que neles encarnam.
Imagine uma grande escola.
Existem diferentes séries.
Diferentes salas.
Diferentes conteúdos.
O aluno não permanece eternamente no mesmo nível.
Ele aprende.
Avança.
Assume novos desafios.
Essa imagem nos ajuda a compreender o sentido espiritual da pluralidade dos mundos.
Não somos o centro da Criação
Talvez esse seja um dos maiores ensinamentos morais deste estudo.
A pluralidade dos mundos confronta diretamente nosso orgulho.
Se existem inúmeras moradas...
se existem diferentes humanidades...
se há Espíritos em graus de desenvolvimento que podem ultrapassar muito o nosso...
então precisamos reconhecer:
a humanidade terrestre não representa o ponto máximo da Criação.
Isso deveria produzir humildade.
Não inferioridade.
Humildade.
Ainda temos muito a aprender
Na questão 55, a própria resposta afirma que o homem terreno estaria longe de ocupar o primeiro lugar em inteligência, bondade e perfeição.
Observe como isso é interessante.
Não fala apenas de inteligência.
Fala também de:
bondade e perfeição.
Podemos desenvolver enorme capacidade tecnológica e continuar moralmente atrasados.
Podemos dominar conhecimentos extraordinários e ainda:
guerrear;
explorar;
humilhar;
discriminar;
destruir;
odiar.
Desenvolvimento intelectual e desenvolvimento moral não são exatamente a mesma coisa.
E essa reflexão será muito importante ao longo da nossa série.
Talvez a pergunta não seja apenas “existe alguém lá fora?”
Essa é a pergunta que desperta nossa curiosidade.
E é legítima.
Mas o Espiritismo desloca um pouco o foco.
A pergunta pode tornar-se:
Que tipo de humanidade estamos construindo aqui?
Porque seria curioso desejar encontrar civilizações superiores em outros mundos e continuar alimentando:
ódio;
violência;
preconceito;
egoísmo;
orgulho;
intolerância
no mundo onde já estamos.
Antes de procurar seres superiores no céu, talvez precisemos trabalhar para nos tornarmos um pouco melhores na Terra.
Ramatís e a pluralidade dos mundos
Em A Missão do Espiritismo, psicografada por Hercílio Maes, Ramatís também menciona a pluralidade dos mundos, relacionando-a à expressão evangélica:
“Há muitas moradas na casa de meu Pai.”
Na obra, esse princípio aparece ligado à visão de uma trajetória espiritual ampla, em que os Espíritos percorrem experiências evolutivas em diferentes mundos.
Como sempre fazemos nesta série, mantemos uma distinção:
Kardec constitui nossa base doutrinária principal.
Ramatís entra como leitura complementar quando seu conteúdo encontra correspondência clara com o tema estudado.
O Universo maior deveria produzir um coração maior
Existe uma contradição curiosa no comportamento humano.
Olhamos para bilhões de estrelas e nos maravilhamos com a grandeza do Universo.
Depois voltamos para a Terra e brigamos porque alguém pensa diferente.
Defendemos fronteiras imaginárias do ego.
Minha opinião.
Meu grupo.
Minha religião.
Minha posição.
Meu reconhecimento.
Talvez contemplar a pluralidade dos mundos devesse produzir em nós uma consciência mais ampla.
Somos habitantes de uma pequena morada dentro de uma Criação imensa.
Por que então tanto orgulho?
Se existem muitas moradas, nossa fraternidade também precisa crescer
A ideia de muitas moradas não deveria alimentar apenas curiosidade sobre extraterrestres.
Deveria ampliar nossa compreensão de família espiritual.
No post anterior, aprendemos:
todos os homens são irmãos em Deus.
Agora o horizonte fica ainda maior.
Dentro da visão espírita, a Criação incluiria inúmeras moradas e incontáveis seres em diferentes etapas da caminhada.
A fraternidade deixa de ser apenas terrestre.
Torna-se universal.
Isso também muda nossa ideia de Deus
Um Deus limitado a uma pequena região do Universo seria uma ideia muito diferente daquela apresentada pela Doutrina Espírita.
Aqui Deus é a inteligência suprema e causa primária de uma Criação que ultrapassa profundamente nossa capacidade de imaginar.
Quanto maior percebemos o Universo, maior parece nossa limitação para compreender plenamente o Criador.
E isso deveria nos tornar menos arrogantes em questões religiosas.
Quem contempla o infinito com sinceridade não deveria acreditar que possui Deus dentro de suas próprias definições.
Um exercício espiritual para hoje
Se puder, olhe para o céu nesta noite.
Observe por alguns minutos.
Não precisa saber o nome das estrelas.
Apenas contemple.
Depois pergunte:
Diante de uma Criação tão grande, quais das minhas disputas talvez estejam ocupando espaço demais dentro de mim?
Uma ofensa?
Uma necessidade de ter razão?
Uma competição?
Um ressentimento?
Um julgamento?
Depois faça outra pergunta:
O que posso fazer para tornar o pequeno mundo ao meu redor um lugar um pouco melhor?
Talvez você não consiga modificar o planeta.
Mas pode melhorar:
uma conversa;
um relacionamento;
um ambiente;
uma atitude;
um dia de alguém.
É assim que começamos.
Antes de procurar vida em outros mundos, precisamos valorizar a vida neste
Existe uma aplicação muito simples.
Podemos nos fascinar pela possibilidade de vida em mundos distantes.
Mas estamos cuidando da vida que já conhecemos?
Do planeta onde vivemos?
Dos animais?
Das pessoas?
Da nossa família?
Do próprio corpo?
Dos recursos naturais?
Daquele que sofre ao nosso lado?
A espiritualidade não deve nos lançar para tão longe que deixemos de enxergar aquilo que Deus colocou diante de nós hoje.
A Terra também é uma morada do Pai
Talvez tenhamos dificuldades aqui.
A Terra ainda apresenta violência, desigualdade, sofrimento e grandes desafios morais.
Mas continua sendo nossa escola atual.
Nossa morada.
Nosso campo de trabalho.
Não adianta sonhar com mundos melhores sem colaborar para melhorar o mundo onde estamos.
Cada gesto de caridade participa disso.
Cada escolha ética.
Cada reconciliação.
Cada esforço de educação.
Cada pessoa que decide interromper um ciclo de ódio.
Para guardar no coração
Nas questões 55 a 58, O Livro dos Espíritos afirma a pluralidade dos mundos habitados e admite grande diversidade nas condições físicas e nas formas de vida dessas moradas.
O Evangelho segundo o Espiritismo amplia essa compreensão ao interpretar a “casa do Pai” como o Universo e seus muitos mundos como diferentes moradas do Espírito.
Mas talvez o ensinamento mais importante para hoje não esteja nas estrelas.
Está dentro de nós.
O Universo imenso nos convida à humildade.
A pluralidade nos convida à fraternidade.
E a ideia de mundos mais adiantados nos convida a perguntar:
O que ainda precisamos transformar para que a própria Terra se torne uma morada melhor?
Talvez existam muitas moradas na casa do Pai.
Mas esta é a que recebemos agora.
E cuidar dela também é nossa responsabilidade.
Base doutrinária principal:
Allan Kardec — O Livro dos Espíritos
Parte Primeira — Das Causas Primárias
Capítulo III — Da Criação
Questões 55 a 58 — Pluralidade dos mundos.
Base evangélica:
Allan Kardec — O Evangelho segundo o Espiritismo
Capítulo III — Há muitas moradas na casa de meu Pai
Itens 2 a 5 — diferentes moradas e categorias de mundos habitados.
Referência metodológica:
Allan Kardec — O Livro dos Médiuns — orientação de prudência quanto às descrições físicas de outros mundos e reconhecimento de que sua constituição astronômica pertence ao campo da investigação científica.
Leitura complementar:
Ramatís / Hercílio Maes — A Missão do Espiritismo — referência à pluralidade dos mundos e à expressão evangélica “Há muitas moradas na casa de meu Pai”.
Nota de estudo:
Neste artigo, a pluralidade dos mundos habitados é apresentada como ensinamento da Doutrina Espírita. As características físicas, biológicas e astronômicas de outros mundos devem ser tratadas com prudência e investigadas em seus campos próprios, sem transformar relatos mediúnicos em comprovação científica.
Série: O Livro dos Espíritos para a Vida — Episódio 14
Avalie este texto
Carregando avaliações…
Comentários
Carregando comentários…